Respiradores do Hospital Universitário são cedidos à Secretaria de Saúde

A Fundação Attila Taborda, mantenedora da Urcamp e do Hospital Universitário Doutor Mario Araújo (HU), realizou, na tarde de terça-feira, dia 31, a cedência de sete respiradores para a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção a Pessoa com Deficiência. Os equipamentos serão utilizados na Santa Casa de Caridade, que será responsável pelo atendimento de pessoas com maior gravidade em casos de contágio pelo Covid-19.
Conforme o diretor técnico do Hospital Universitário, Henry Ritta, os equipamentos foram solicitados pelo secretário de Saúde, Mario Mena Kalil, para auxiliar neste momento de necessidade. De acordo com ele, fica sob responsabilidade da Secretaria de Saúde o eventual conserto ou adequações necessários para o funcionamento dos equipamentos durante e após a pandemia.
Ritta salienta que o Hospital está à disposição para a recepção de pacientes que exijam isolamento. A Instituição, segundo detalhou, está sendo ajustada na capacitação técnica e sanitária para receber os casos que envolvam menor complexidade.
Além disso, a Urcamp, através da reitora da instituição e presidente da Fat, Lia Maria Herzer Quintana, já disponibilizou o campus esportivo, conhecido como Corujão, para que o serviço de saúde pública possa utilizar as dependências e respectiva área de estacionamento, para estabelecer uma base de recepção e retaguarda a pessoas, o denominado Hospital de Campanha. Conforme Lia, tais definições, por parte da Fat/Urcamp, atendem aos objetivos da Fundação de, acima de tudo, sempre atuar de forma a auxiliar a comunidade. "Nossa busca maior é contribuir sempre. Neste momento delicado, precisamos fazer a nossa parte e o mais breve e na maior proporção possível. Queremos e vamos auxiliar Bagé e região a superar esta pandemia", frisou ela.
Por sua vez, a gerente financeira do Hospital Universitário, Isabel Messias, destaca que a equipe segue atendendo normalmente e foram tomadas todas as precauções para evitar o contágio pelo covid-19. Ela salienta que todos os pacientes que internam, independente da doença, são levados para um local separado e são avaliados antes de serem encaminhados para as unidades. “Estamos abertos para receber doações de equipamentos como luvas, tocas e outros materiais”, completou.