Em parceria com Rotaract, alunos da Nutrição da Urcamp realizam projeto sobre Novembro Azul

Em Urcamp | Por Yuri Cougo Dias - Jornal Minuano

O Novembro Azul é sempre uma oportunidade para estabelecer conscientização do público masculino, quanto à necessidade de prevenção médica. Acompanhando essa linha de raciocínio, acadêmicos de Nutrição da Urcamp, em parceria com o Rotaract Clube de Bagé Rainha da Fronteira, desenvolveram o seguinte Projeto Integrador: “Novembro Azul – Saúde do Homem”.

A intenção do projeto foi atender uma demanda cadastrada na plataforma Sou I da Urcamp, pelo Rotaract. Nisso, estiveram envolvidas as alunas Gabriela Pinheiro Meinardo, Daniéli Pereira Telles, Eduarda Lucas Saraiva e Kessia Evelin Gonçalves, com mentoria do nutricionista João Luis Ricalde Gervásio e orientação da professora Mônica Palomino, que também é coordenadora do curso de Nutrição.

Entre as ações realizadas pela curso, na segunda-feira (26), as estudantes distribuíram panfletos no centro da cidade, com orientações sobre a importância do homem estar atento com a prevenção e tratamento do câncer de próstata, garantindo, assim, mais chance de cura. No que diz respeito à Nutrição, a ênfase foi a respeito de hábitos alimentares adequados como um fator determinante para cuidados. Conforme descrito no projeto, alguns alimentos tendem a causar um crescimento desordenado de células no organismo, o que pode vir a originar várias, como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer (entre eles, o de próstata).

Paralelo à ação na rua, os estudantes também aplicaram um questionário, no Facebook e em grupos do WhatsApp, sobre os hábitos alimentares e da rotina do público masculino, no que diz respeito à prevenção. “Tivemos 60 respostas, o que é um numero bom, já que muitos homens têm vergonha ou falta de interesse de falar sobre o assunto. Como acadêmica, foi uma oportunidade incrível a qual despertou meu conhecimento a respeito da doença. A realizar os materiais e interagir, a pessoa vai se familiarizando com o ambiente, e criando mais experiência. Pra mim foi muito enriquecedor”, afirma Gabriela.

Busca por impacto na comunidade

Presidente do Rotaract Club de Bagé Rainha da Fronteira, Hiago Gatto afirma que o clube tem como proposta buscar parcerias com a Urcamp, de modo que possam, com suporte técnico, causar um impacto maior na comunidade. No segundo semestre, a organização aproveitou as datas que são lembradas com cores a cada mês e promoveu ações.

No Novembro Azul, buscou-se por orientações que visassem conscientização. “As meninas fizeram um trabalho incrível, por meio de panfletagens, com informações sobre os cuidados que devem ser tomados, bem como a arrecadação de alimentos em mercados para doar à entidades que atendem pessoas com câncer e criação de uma cartilha. Somos muito gratos por toda a parceria e esperamos continuar, no semestre que vem, realizando muitos projetos de impacto com a ajuda dos alunos da Urcamp”, destaca.

Orientadora do projeto, Mônica Palomino destaca a importância dos Projetos Integradores que, além de trazerem efeitos práticos na comunidade, proporcionam, aos alunos, vivências da profissão e realização de pesquisas. “Homens têm muita dificuldade de buscar um atendimento médico preventivo. Grande parte procura somente quando estão com alguns sintomas ou prevalência de outra patologia. Por isso, a ação foi muito importante e enriquecedora”, finaliza.