HU coloca leitos clínicos de Covid-19 em operação hoje

Por Felipe Valduga

O Hospital Universitário da Urcamp, mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT), passa a reforçar, nesta quinta-feira, dia 4, a estrutura estadual de atendimento a pacientes diagnosticados com Covid-19. A operação de 10 novos leitos clínicos, que havia sido anunciada da semana passada e agora se oficializa, surge em um momento fundamental, perante o crescimento de casos, inclusive de óbitos, em todo o Rio Grande do Sul.

A reportagem do Jornal MINUANO acompanhou, ontem pela manhã, os últimos ajustes junto ao espaço que, agora, poderá receber os pacientes. A nova ala será totalmente isolada do restante do HU e contará com uma equipe exclusiva de profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas - estes atuarão divididos em turnos, garantindo o atendimento 24 horas de todos os internados.

De acordo com o enfermeiro Marcelo Cuadro, coordenador da unidade Covid do HU, a ala já está preparada para atendimento. “Temos estrutura física e de pessoal para atender, inclusive, uma situação onde paciente clínico evolua para uma situação crítica, até ele poder ser transferido para outra unidade de referência”, frisa ele ao mencionar leitos que contam com respiradores. Dos 10 leitos instalados, três contarão com respiradores destinados para casos mais graves e, inclusive, um deles totalmente isolado dos demais. “Quando o paciente receber alta clínica, já poderá ser removido para o quarto”, completa ao relatar o momento em que o quadro se estabiliza e não há mais risco de transmissão do vírus.

Por sua vez, a enfermeira Juliana Tarouco Severo, detalha como familiares poderão acompanhar a situação de um paciente, já que, em virtude do isolamento, não serão permitidas visitas no local. “As visitas serão apenas online. Disponibilizaremos, para isso, um tablet para que possa haver o contato com os familiares que, inclusive, receberão, diariamente, uma atualização sobre a situação do paciente pelo WhatsApp”, destaca ao frisar que o processo de humanização será um dos focos do trabalho, que contará com profissionais e estudantes de Psicologia.

“Nossa meta, também, é trabalhar com o mínimo de possibilidade de contaminação. Assim, inclusive, teremos prescrições online, utilizando o mínimo de papel dentro da unidade e garantindo um atendimento modernizado”, complementa Juliana.

Lembrando que, para ser encaminhado até a nova ala do HU, o paciente necessita, obrigatoriamente, ser diagnosticado como positivo para a Covid-19 através de exame RT-PCR.

 

Como a estrutura foi viabilizada

A operação dos novos leitos clínicos, além de auxiliar na garantia de mais espaços para o atendimento de pacientes com Covid-19, é fruto de uma engenharia de parcerias que ultrapassa um acerto entre instituição de saúde e poder público. Na verdade, o apoio de várias frentes é que possibilitou sua ativação.

Conforme detalha a presidente da FAT, Lia Maria Herzer Quintana, emendas parlamentares recebidas pela instituição, o encaminhamento de respiradores por parte do Estado e a viabilização de testes e colaboração com médicos, pela Prefeitura de Bagé, foi o que garantiu que os leitos, de fato, pudessem ser ativados. “Nós temos o auxílio dos deputados. Mas aqui cabe destacar um bajeense, deputado federal, que já nos auxiliou com R$ 2 milhões. E essas emendas temos o cuidado de pereniza-las. Então, é preciso destacar este deputado que cuida da saúde da sua cidade”, disse ela em referência ao progressista Afonso Hamm. Além disto, ressaltou a parceria existente com o Executivo Municipal, via convênio, para a testagem como essencial para o sucesso da operacionalização da nova estrutura.

Questionada sobre expectativas de manutenção do espaço, foi direta ao afirmar que seguirá enquanto for necessário. “É visto que vamos conviver com essa situação adversa, provavelmente, até 60% da população brasileira estar vacinada. E em função do tamanho continental (do país) eu acredito que isso se estenda ao longo de 2021. Esperamos que isto seja amenizado, mas precisamos estar prontos e estes leitos são para esta situação que está posta”, comentou

Citado por Lia, o deputado Afonso Hamm, ao comentar a articulação de emenda que auxiliou no processo de abertura dos leitos clínicos, frisou que a ação visa oferecer, basicamente, amparo a quem é acometido pela doença. “É um desafio de todos nós, fazer o enfrentamento a este momento, enquanto damos celeridade à questão da vacinação, para que a população fique imunizada e possa estar protegida”, destaca.

Sobre o HU, inclusive, destacou que já articulou um total de emendas que chegam a R$ 2 milhões. “Tenho sido um grande parceiro do hospital, dirigido pela reitora Lia, e profissionais de saúde, gestores em si, os funcionários, que têm feito um trabalho extraordinário. Eu mesmo fiz uma cirurgia no final do ano passado, no bloco cirúrgico. Todos nós, em algum momento, quem vive em Bagé, na região, ou mesmo de fora, pode precisar e o Sistema Único de Saúde é integrado para isso. Acho que quando é para salvar uma vida ela pode ser de qualquer lugar”, detalha ao completar: “E estou dando continuidade no Orçamento de 2021, com recursos para custeio e equipamentos. A gente precisa aparelhar e nessa hora vemos como foi importante reabri-lo”.

Para o secretário de Saúde, Geraldo Gomes, o novo espaço surge em um momento oportuno para a rede municipal de atendimento. “Já tínhamos 29 leitos e, agora, com mais 10 no HU, além dos de UTI, ficaremos com 40. É de extrema importância para nós. Vem numa hora que a gente mais precisa. Nunca faltou leito para os bajeenses, mas agora tem grande quantidade de pessoas de fora e isso (novos leitos) nos dá uma folga”, resumiu.

Por sua vez, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, frisou que, no RS, em um mês, mais do que dobrou o número de pacientes internados, e a quantidade de leitos é finita. A fala, inclusive, foi utilizada quando do anúncio de abertura de novos leitos de UTI e clínicos, na semana passada. “A partir de agora, os hospitais gaúchos, entre públicos e privados, têm o compromisso de disponibilizar toda a sua estrutura para atendimento de casos de Covid-19, porque estamos na fase mais crítica, que precisa de atitudes mais drásticas”, justificou.

O prefeito Divaldo Lara, que concluiu, ontem, sua agenda da 10 dias em Brasília, conversou com o JM e classificou a abertura do novo espaço como "mais um gesto de amor e compromisso com a cidade de Bagé que nossa universidade (Urcamp) faz, para o município, num momento que mais é preciso para acolher e tratar muitas pessoas que vêm de fora". Na avaliação do chefe do Executivo, trata-se de mais uma parceria que rende frutos para a Saúde. "Fico feliz em dividir esta ação e contar com o apoio da reitora Lia. Estabelecemos uma excelente parceria desde a reabertura do HU, da instalação para uso do tomógrafo e do convênio para a realização de exames, chegando até este momento", finalizou.