HU da Urcamp terá Centro Clínico

Nos moldes de um pronto atendimento, o novo serviço contempla adultos e crianças

Que o Hospital Universitário Dr. Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp), vem passando por transformações que deixam nítida a sua evolução, não é novidade. Porém, ainda existia um grande passo que precisava ser dado, e o sonho torna-se realidade na primeira semana de março. Nasce um novo modelo de Pronto Atendimento, através da criação de um Centro Clínico, com atendimento para crianças e adultos, nas categorias particular e convênio.

De acordo com os Gestores do HU, esse era, de fato, o produto faltante nos serviços prestados à comunidade, que atende Bagé e cidades da região. “O Hospital Universitário tem vivido muitas conquistas. Eu me orgulho em ver uma Instituição de Saúde que se reinventa e promove ações que agregam tanto para o nosso município. E, realmente, um Centro Clínico era algo que sonhávamos e que, enfim, vamos ter a chance de implementar com êxito”, reflete o Dr. Henry Ritta. Para o primeiro mês de funcionamento, o Centro Clínico Hospital Universitário da Urcamp terá atendimento de segunda a sexta-feira, das 14 horas às 20 horas, com consultas particulares e convênios, para adultos e crianças, através de horário marcado.

Inicialmente, o HU informa que o atendimento será a pacientes do IPE, Unimed e Cartão Amigo do HU – que a partir de abril estará disponível para a comunidade em geral, tendo em vista que o lançamento foi feito no ano passado, para colaboradores e acadêmicos da Urcamp -, mesmo mês em que o horário de funcionamento de seis horas será expandido.

Em sua estrutura, consultórios reformados e que agregam o Hospital Escola, onde cinco cursos da área da Saúde da Instituição possibilitam o estágio a seus estudantes de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, firmando o seu caráter comunitário através do atendimento gratuito à população carente. “Circulam entre 50 a 100 alunos aqui no HU; os pacientes adoram, e, felizmente, dentre as nossas últimas conquistas, está a inserção de mais um curso, que é o estágio em Direito da Saúde, fomentando, de fato, a importância da Urcamp para a região”, explicou Henry Ritta, que contou, ainda, que agora a meta é levar os estudantes do curso de Educação Física.

O Centro Clínico conta com uma equipe médica e de enfermagem própria, e já revela alguns serviços oferecidos, além das consultas. “Nós temos, hoje, Raio X, exames de Tomografia, de Laboratório, Ecocardiograma, Eco Doppler, Eletrocardiograma, Endoscopia, Colonoscopia, e procedimentos de enfermagem. Portanto, o Hospital Universitário é referência em nosso Estado, e se consolida a cada dia como tal”, conclui.