Hospital Universitário da Urcamp parabeniza Nefro Rim Sul pelo 160º transplante renal na região

Reitor destacou excelência do serviço na cobertura regional - Foto: Yuri Cougo Dias

O Hospital Universitário da Urcamp (HU), em parceria com a Nefro Rim Sul, celebra o marco alcançado do 160º transplante renal envolvendo pacientes da região da Campanha. O centro de diálise, que funciona em anexo ao HU e tem como responsável técnico o médico nefrologista Manif Curi Jorge, é parceiro histórico da instituição e referência no atendimento a pacientes com doença renal crônica nos municípios da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS).

A marca de 160 transplantes é resultado de uma atuação integrada entre o Nefro Rim Sul, o Hospital Universitário da Urcamp, a Santa Casa de Porto Alegre — hospital de referência em transplantes — e as secretarias municipais e estadual de Saúde. A unidade de hemodiálise atende pacientes de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul, contando com a colaboração dos médicos Marcelo Vilela e Rodrigo Braga Jorge. O serviço de diálise começou a funcionar em Bagé em 1985, com uma máquina doada pelo bajeense Celestino Goulart.

Segundo Jorge, o transplante representa a etapa mais avançada do tratamento da doença renal crônica, após o acompanhamento clínico e a terapia dialítica. “Quando os exames iniciais indicam a possibilidade de transplante, os pacientes são encaminhados à Central de Transplantes, em Porto Alegre. Ao cumprir todas as etapas e surgir compatibilidade com um doador falecido, são chamados para o procedimento. O transplante devolve uma qualidade de vida praticamente normal”, destaca. O médico ressaltou ainda que, proporcionalmente ao seu tamanho, o serviço de Bagé é considerado o que mais transplanta no Rio Grande do Sul, segundo avaliação da equipe da Santa Casa de Porto Alegre.

Importância e parcerias regionais

O diretor administrativo do Hospital Universitário, Leandro de Deus, afirmou que a conquista representa um momento de grande satisfação para a instituição. “É uma alegria participar dessa trajetória e registrar o agradecimento às secretarias de Saúde e aos hospitais da cidade, que acolhem esses pacientes nas intercorrências. Quem ganha com essa parceria é a comunidade, especialmente os pacientes”, frisou.

O reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, destacou o impacto regional do serviço. “Estamos falando de municípios que antes precisavam deslocar pacientes por centenas de quilômetros para tratamento. Hoje, eles têm atendimento próximo de casa, com mais qualidade de vida. Esses resultados também embasam o projeto para a implantação de um ambulatório de nefrologia em parceria com o Nefro Rim Sul e o Hospital Universitário, ampliando ainda mais a oferta de serviços especializados na região”, afirmou.

A atuação da Nefro Rim Sul no Hospital Universitário da Urcamp envolve uma equipe multiprofissional composta por médicos nefrologistas, enfermeiras, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicóloga, assistente social, cirurgião vascular, recepcionistas e profissionais de higienização, garantindo assistência integral ao paciente renal crônico.