Hamm anuncia duas emendas, totalizando R$ 350 mil, para o HU

Em Cidade | Por Redação JM

O deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, anunciou, em ato realizado na tarde de segunda-feira, dia 27, duas emendas parlamentares, totalizando um montante de R$ 350 mil, para o Hospital Universitário da Urcamp, mantido pela Fundação Attila Taborda. Os recursos, inseridos no Orçamento Geral da União de 2022, servirão para o custeio e manutenção da Instituição de Saúde, bem como para o apoio e implementação do atendimento oftalmológico pediátrico.

Desde que iniciou sua trajetória política no Congresso, Hamm é responsável pelo encaminhamento de recursos que somam R$ 4,195 milhões para o Hospital Universitário. Na oportunidade, ao destacar tal cifra, ele frisou seu compromisso com as questões relativas à Saúde. "Essa é minha prioridade, porque trata da vida de pessoas", reiterou ao destacar que, neste processo, superou a marca, em todo o território gaúcho, de R$ 100 milhões executados, via emendas, para o setor ao longo dos seus mandatos como deputado. "Aqui no HU mesmo, começamos com uma âmbulância, para o transporte de pacientes. Depois avançamos. Uma das emendas garantiu a compra de uma Usina de Oxigênio, sendo algo pioneiro e que depois foi seguido por muitos hospitais. E é desse modo que deve ser uma parceria que almeja o bem das pessoas", comentou.

Responsável pela gestão o HU, a presidente da Fundação Attila Taborda e reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, enalteceu a satisfação por mais uma articulação de Hamm reverter em um apoio ao hospital. "Ele tem um compromisso com a Saúde e com a região que é ímpar. E sei da importância deste trabalho, porque quem ganha com isso não é simplesmente a Instituição, mas toda a comunidade que recebe os serviços viabilizados através do Sistema Único de Saúde (SUS)", comentou.

A parceria entre o deputado e o hospital, aliás, foi reforçada pelo próprio parlamentar. Ele lembrou o período em que o HU fechou suas portas para, após adequações necessárias, retomar suas atividades. "Muitos não entenderam, mas foi uma estratégia nas ações de planejamento que tornaram possível todas essas transformações atuais, que recolocaram o hospital em uma posição de destaque. A Lia tem tido uma grande competência enquanto gestora", destacou. E completou: "A tabela do SUS não é corrigida há muito tempo. Sei que está desatualizada e os hospitais precisam de muita competência em gestão, que é o que vemos aqui no HU".

Ampliação de serviços
Presente no ato, a médica Renata Vitral Domingues antecipou um pouco do que consistirá o serviço de oftalmologia pediátrica que deve ser implantado. Segundo ela, trata-se de um procedimento importante, que visa ampliar o número de diagnósticos na cidade, em especial para o público entre 5 e 15 anos, que passa pelo período de desenvolvimento da visão. "Na atualidade, realizamos 25 atendimentos por turno, mas para o público em geral. Com essa nova ação, pretendemos garantir até 130 atendimentos ao mês para este público específico", detalhou.