A URCAMP tem ancorada na extensão universitária a sua atuação em prol do desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural das regiões de abrangência (Região da Campanha e da Fronteira Oeste). Em suas ações privilegia a relação com a comunidade na qual está inserida, pois reconhece que, na interação entre o ambiente acadêmico e a sociedade, é estabelecido um processo educativo, cultural e científico.
Assim, a extensão e a ação comunitária cumprem seu papel como prática acadêmica indispensável à formação e à qualificação do aluno e do futuro profissional. Por meio do contato com a sociedade o aluno desenvolve a sensibilidade para observar a realidade, o espírito crítico e a capacidade de promover ações e soluções de maneira interativa, democrática e formativa, com vistas a transformação mútua e de complementaridade recíproca entre as áreas do conhecimento e os múltiplos segmentos sociais.
No âmbito da extensão universitária, a URCAMP destaca-se pelo desenvolvimento de projetos de inovação social, por meio de órgãos suplementares ou setores de apoio ligados a FAT, nas áreas de:
saúde pública: o Hospital Universitário, Núcleo de Atenção à Saúde, o Serviço Integrado de Psicologia Aplicada (SIPA);
ação social e cidadania: a Casa da Menina, Núcleos de Prática Jurídica, o Serviço Integrado de Psicologia Aplicada (SIPA);
educação e acessibilidade: o Núcleo de Atendimento Docente e Discente e a Brinquedoteca Veda Lucinda;
cultura: o Museu Dom Diogo de Souza (MDDS), o Museu da Gravura Brasileira (MGB) e o Museu da Associação Santanense Pró Ensino Superior (MASPES);
empreendedorismo e inovação: Consultoria Júnior;
comunicação social: o Jornal Minuano;
tecnologia e inovação rural: Laboratórios do Campus Rural (Agronomia e Medicina Veterinária), o Hospital Veterinário, o Instituto de Tecnologia de Reprodução Vegetal (INTEC).