A Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão constitui um processo de formação do acadêmico com vistas à iniciação de atividades investigativas, de aprimoramento da construção do conhecimento e desenvolvimento do espírito crítico analítico. Desta forma é compreendida como princípio educativo, a partir do qual o acadêmico, seja no espaço da sala de aula formalmente associado a um projeto institucional de pesquisa ou de extensão, exercita a prática da investigação científica, tecnológica ou cultural, no âmbito de sua área de formação.
Na perspectiva de atuação em projetos e ações de pesquisa, esse exercício deve fortalecer seu senso crítico e a capacidade de resolver problemas, a partir do uso do método científico, contribuindo para uma formação autônoma, reflexiva e orientada para uma atuação profissional consciente das dinâmicas globais e locais. Na perspectiva da atuação do acadêmico em projetos e ações de extensão, esse exercício deve fortalecer seu senso crítico e a capacidade de resolver problemas, considerando as premissas institucionais de responsabilidade e inovação social, contribuindo para uma formação de caráter reflexivo em torno da realidade social que o cerca.
No Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão os acadêmicos desenvolvem, sob a orientação de um professor, atividades de busca de soluções para os problemas demandados na área de conhecimento relacionada ao curso do estudante e de relevância social.