Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Urcamp promove curso de fluxo de caixa para artesãos

Participantes integram a feira Encontros e Sabores
Acadêmicos abordaram fluxo de caixa em festividades de final de ano

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Urcamp promoveu, na noite de terça-feira, 3, mais uma atividade voltada ao fortalecimento da gestão financeira. Realizado no Laboratório 3 do campus Corujão, o evento teve como tema “Fluxo de caixa para pequenos empreendedores” e contou com a participação dos artesãos vinculados à feira itinerante Encontros e Sabores, que reúne produtores locais de gastronomia e artesanato.

A atividade, apresentada pelos acadêmicos de Ciências Contábeis, Brunno Almeida e Isac Hahn Junior, foi uma continuação do trabalho iniciado em novembro, quando o NAF promoveu uma capacitação sobre “Gestão de custos de formação de preços”. Nesta segunda atividade, a escolha do tema se deu em razão da quantidade de operações de compra e venda que costumam ocorrer nas festividades de final de ano para estes produtores.

Conforme o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Urcamp, João Cléber Lopes, o material apresentado pelos acadêmicos enfatizou a importância do controle financeiro e a necessidade da construção de um planejamento. “Foram passadas orientações de como proceder na organização do fluxo de caixa com recomendações importantes”, salienta. Ao final da capacitação, os artesãos participaram de uma atividade prática que envolveu a simulação de projeções de fluxo de caixa diário, contemplando entradas e saídas financeiras típicas de suas operações. “Nosso objetivo é orientar sobre a importância do controle permanente dos recursos financeiros que são disponibilizados no empreendimento”, ressalta.

A Urcamp já mantém uma parceria consolidada com a feira Encontros e Sabores, disponibilizando o saguão do Campus Central para a realização de suas edições. Com o envolvimento do NAF, essa colaboração foi ampliada, passando a incluir suporte técnico nas áreas contábil e fiscal, reforçando o compromisso da instituição, enquanto instituição comunitária, com o desenvolvimento das iniciativas locais.