Semana Acadêmica de Farmácia e Biomedicina é aberta com novas perspectivas para a saúde

Reitor Guilherme Bragança participou de cerimônia de abertura

Com o objetivo de promover um conhecimento integrado, a Urcamp deu início, na noite de terça-feira, 5, à 21ª Semana Acadêmica de Farmácia e à 3ª Semana Acadêmica de Biomedicina, realizadas no Salão de Atos do Campus Central. Com uma programação voltada a aprofundar o conhecimento e explorar novas perspectivas sobre o mercado de trabalho e a pesquisa na área da saúde, o evento oferece atividades gratuitas e abertas ao público, incentivando o aprendizado multidisciplinar e a interação entre os participantes.

A abertura oficial contou com a presença do reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, destacando a importância de eventos como este para os acadêmicos. “E com muita gratidão, porque quando nós pensamos nos eventos e atividades para os acadêmicos, pensamos com amor. Estamos aqui por um propósito muito maior, que é trazer aquele conhecimento que não conseguimos abranger dentro da sala de aula. É o algo a mais, trazido por profissionais que compartilham sua competência e ampliam nosso aprendizado”, disse o reitor.

A cerimônia também apresentou as equipes dos diretórios acadêmicos (D.A.) responsáveis pela organização da semana. No D.A. de Farmácia, os integrantes são Murilo Gomes (presidente), Josiane Pereira (vice-presidente), Alex Santana (secretário), Helen Lemos (tesoureira), Giordana Foletto (diretora de Marketing e Eventos) e Samantha Garcia (vice-diretora de Marketing e Eventos). Já pelo D.A. de Biomedicina, participaram Rafaela Garcia Eisenhardt (presidente), Lina Ricardo Shamaah (vice-presidente), Andria Corrêa Brum (diretora de Marketing), Ana Paula Marchezan da Costa (tesoureira), Vitória Rodrigues Galiazzi (secretária), Gabriela Santos Dornelles (diretora de Eventos suplente) e Jenefer Cardozo (secretária suplente).

Palestras da noite

A primeira palestra foi ministrada pela enfermeira Larissa Queiroz Cazarin Leme, tenente do Hospital de Guarnição de Bagé (HGuBa), que abordou a "Avaliação precisa: o caminho para saúde e resultados reais". Em sua fala, a tenente explicou a abordagem ortomolecular, técnica que visa tratar o paciente de forma integrada, cuidando de aspectos tanto estéticos quanto de saúde a partir das células. Segundo ela, o método permite alcançar melhores resultados e elevação da autoestima. "Cuidando das células, posso proporcionar saúde ao paciente. É um novo método de trabalho que profissionais de diversas formações, como farmacêuticos, biomédicos, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, podem adotar", afirmou. Ela destacou ainda a importância de uma visão integrada no atendimento, incentivando os acadêmicos a olharem o paciente de forma completa e abrangente.

A infectologista Paula Martinez apresentou a palestra “Princípios que norteiam a relação farmacocinética/farmacodinâmica (PK/PD) nas terapias antimicrobianas”, destacando a importância da biodinâmica para a eficácia dos antibióticos. Segundo a profissional, para alcançar o sucesso terapêutico, o medicamento precisa atingir o foco da infecção na concentração ideal, sendo fundamental o uso da Concentração Inibitória Mínima (MIC), que representa a dosagem mínima necessária para inibir o crescimento do germe. Ela também explicou a farmacodinâmica, abordando como o tempo e a concentração do antimicrobiano afetam sua eficácia. A palestrante alertou, ainda, sobre o risco de resistência bacteriana quando os protocolos não são seguidos.

As Semanas Acadêmicas de Farmácia e Biomedicina prosseguem nesta quarta-feira, 6, com mais duas palestras. Às 19h, a dermatologista Paula Kalil tratará sobre “Importância do uso dos fatores de proteção solar”. Na sequência, às 20h30, a biomédica esteta, Vitória Porto, abordará a respeito de “Intradermoterapia: técnica inovadora no cuidado da saúde e autoestima”. Ambas as atividades serão no Salão de Atos.

PROGRAMAÇÃO

6 de novembro (quarta-feira)

- 19h - “Importância do uso dos fatores de proteção solar” - Dermatologista Paula Kalil – Salão de Atos

- 20h30 - “Intradermoterapia: técnica inovadora no cuidado da saúde e autoestima” - Biomédica esteta, Vitória Porto – Salão de Atos

7 de novembro (quinta-feira)

- 19h - “Leucemias: o biomédico frente ao diagnóstico laboratorial” - Biomédica Rafaela Sinnott - Salão de Atos (transmissão online direto do local)

- 20h30 - “Estética Facial” - Farmacêutica Bruna Freitas – Salão de Atos

8 de novembro (sexta-feira)

- 19h - “Pesquisas básicas e clínicas no Laboratório de Biotecnologia do Câncer” - Farmacêutica Fernanda Sabedra – Sala 10B (Ginásio Corujão)

Mais fotos