Aula prática de veterinária resulta na colocação de prótese em cavalo amputado
Em um exemplo de atividade prática realizada com sucesso sob aprovação docente, professora e acadêmicos do 9º semestre do curso de Medicina Veterinária da Urcamp colocaram uma prótese em um equino. O animal passou por uma cirurgia de amputação e precisou de um procedimento para devolver a autonomia dos movimentos de um membro posterior (parte da perna direita), permitindo, ainda, corrigir a postura.
De acordo com a professora doutora Luciana Araújo Lins, o cavalo chamdo de Lanceiro, havia sofrido trauma com lesão irreversível na região de quartela e boleto. O procedimento foi realizado no Hospital Veterinário da URCAMP/Bagé, acompanhado pelas alunas durante a disciplina de Práticas em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais. A prótese foi elaborada com atadura gessada sintética e discos de borracha.
"O que nos motivou a elaborar a prótese para o Lanceiro, foi proporcionar uma mobilidade melhor a fim de recuperar a musculatura e postura que estavam comprometidas com a ausência das falanges. Com a orientação da professora, nos propomos a elaborar uma prótese de custo baixo, com materiais reciclados e que atendesse os objetivos”, relata a acadêmica Carla Moreira.
Também aluna do 9º semestre, Eduarda Rodrigues diz que construir a prótese foi um grande desafio. “O paciente passou por uma cirurgia de amputação das falanges do membro posterior direito e quando o vimos, logo cogitou-se a ideia de tentar construir uma prótese, para que ele voltasse a apoiar a pata no chão e ficasse anatomicamente estável”, avalia.