Live da Urcamp e Hospital Universitário esclarece ações e fatos sobre Covid-19

Com o intuito de esclarecer à comunidade sobre os procedimentos e trabalho realizado na Urcamp e Hospital Universitário Doutor Mário Araújo em relação à prevenção à Covid-19, foi realizada, na noite de hoje, dia 16, uma live com a reitora e presidente da Fundação Atila Taborda (Fat),  Lia Maria Herzer Quintana, e a infectologistas do HU, Patricia Alves. Na ocasião, foram abordados alguns mitos sobre o coronavirus e informadas as medidas tomadas pelas instituições desde o inicio da pandemia. A mediação foi realizada pela jornalista Giana Cunha.

A reitora iniciou falando sobre a importância de ter cancelado as aulas em um primeiro momento e depois ter dado prosseguimento com as aulas virtualizadas. Ela salientou que os estudantes da Urcamp estão recebendo instrução em todas as disciplinas e somente as aulas práticas são mantidas de forma presencial, com todos os protocolos de saúde e distanciamento.

Lia também informou sobre a aquisição de um equipamento de testes para Covid-19 para o HU. A máquina foi comprada com recursos encaminhados pelo Ministério da Saúde e também via aportes financeiros de parlamentares. “Criamos um protocolo para instituição com todas as medidas de distanciamento e cuidados para evitar o contágio”, ressaltou.

Já a médica salientou a importância dos protocolos de higiene e segurança como a limpeza das mãos, uso adequado da máscara e o distanciamento social. Ela frisou que, desde o início da pandemia, foi montada uma equipe e todos os funcionários realizaram treinamento. Também foram estruturados 10 leitos para isolamento. “Não sabemos como o vírus irá se comportar em cada organismo, mas é necessária a integração de toda a equipe e várias especialidades “, comentou.

A infectologista ainda enfatizou que é necessário realizar o exame de PCR no tempo certo,  que é de três a sete dias após o inicio dos sintomas. “Não adianta realizar antes deste tempo porque pode dar um resultado falso”, lembrou.

Desde que as repartições públicas reconheceram a pandemia no Brasil, na metade de março, a FAT/Urcamp adotou uma série de protocolos, tanto com os funcionários quanto com os alunos. Também foram disponibilizados, no ambiente virtual, integrações entre os campus e ciclo de palestras, com profissionais e pesquisadores renomados de todo o Brasil.