Colégio da Urcamp Raymundo Carvalho recebe Projeto Jovens Historiadores

O ofício do historiador, a partir de suas fontes de informação, são a pauta de um ciclo de oficinas realizadas no Colégio da Urcamp Raymundo Carvalho, em Alegrete. O projeto "Jovens Historiadores" está sendo desenvolvido por acadêmicos do curso de História, sob coordenação da professora Clarisse Ismério, através do Google Meet.

Clarisse conta que o projeto tem como objetivo apresentar a vivência dos historiadores para os alunos de Ensino Médio e Fundamental, buscando despertar o interesse dos estudantes acerca da profissão e do trabalho de pesquisa.

Para isso, os acadêmicos apresentam aos estudantes do colégio a perspectiva da pesquisa a partir das fontes históricas do ofício. Iniciado em outubro, o projeto já realizou quatro oficinas. A primeira foi ministrada pela própria coordenadora do curso, Clarisse, que falou sobre "Símbolos e Representações". A segunda foi apresentada pelo estudante Patrik Vaz, com o tema "A História do Brasil sob o olhar da arte pictórica". Em seguida, João Pedro Varela abordou o tema "História militar e uniformes". A última oficina realizada, até o momento, foi de responsabilidade da acadêmica Liliane Pinheiro, que falou sobre "Cinema e História".

Mais três atividades estão previstas para ocorrer até o final deste semestre: no dia 23 de novembro, Ubiratan Balim fala sobre "O cavalo e suas representações na História"; em Katia seguida, Katia Sillene da Silva aborda o tema "História e Museus", no dia 30. O primeiro ciclo do projeto encerra no dia 7 de dezembro. “Estou tendo o prazer de fazer parte dos Jovens Historiadores, que ultrapassou todas as minhas expectativas, diante de uma pesquisadora que instiga nossa sabedoria e ultrapassa nossas metas do dia a dia da forma que vivemos e conhecemos as histórias do mundo. Estamos recebendo uma bagagem esplêndida, que vamos carregar por toda a vida", destaca Luiza Diniz, aluna do 2º ano do EM do Colégio Raymundo Carvalho.

A diretora da escola, Giciéli Barúa, destaca que o projeto Jovens Historiadores "é uma ação inovadora na formação de nossos alunos, pois nele a teoria e a prática estabelecem relações e o conhecimento se cristaliza. Ousamos dizer que há uma propulsão de conhecimento e de valorização do nosso patrimônio histórico".

Clarisse explica que o projeto piloto foi implantado no Colégio Raymundo, em Alegrete, com grande participação dos estudantes. No próximo semestre, o projeto deve se estender, também, para o Colégio da Urcamp, em Sant'Ana do Livramento. Além disso, não descarta a possibilidade de aplicar o ciclo de oficinas em escolas de Bagé que manifestarem interesse nos temas.