Urcamp acompanha Comung no lançamento de programas estaduais voltados à formação de professores
O reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, acompanhou os reitores e pró-reitores do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - o Comung - em audiência com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, na tarde da última terça-feira, 18, no Palácio Piratini. Eduardo Leite liderou a cerimônia de lançamento dos programas Professor do Futuro e RS Talentos, desenvolvidos em parceria entre as 14 Instituições Comunitárias de Ensino Superior e a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia.
O evento contou com a presença do vice-governador, Gabriel Souza, e da equipe da SICT, liderada pela secretária estadual, Simone Stülp. A proposta integral do governo oferece um total de até 700 bolsas de graduação em licenciaturas e engenharias. O "Professor do Amanhã" vai oferecer neste edital, 500 bolsas de graduação em licenciaturas, com o objetivo de formar novos docentes em áreas com carência de profissionais e fortalecer a educação básica no Estado. Já o "RS Talentos" oferecerá 200 bolsas de graduação em engenharias e ciências da computação, com foco na formação qualificada em setores estratégicos para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, aproximando os estudantes de ambientes de inovação e do setor produtivo. O investimento é de R$ 52,8 milhões.
A titular da Sict, Simone Stülp, destacou a importância dos programas para a consolidação da educação Superior no Estado. “São políticas públicas de grande eficiência, com taxas de ocupação de bolsas superiores a 90%. Isso demonstra o sucesso dos programas e justifica o lançamento destes novos editais, que buscam formar professores e atrair talentos em tecnologia”, pontuou a secretária.
Para o reitor da Urcamp, o lançamento das propostas é um sinal de que o estado entendeu as demandas do Comung, mas, acima de tudo, compreendeu o impacto que a lacuna de professores pode trazer para a sociedade. “Estes editais são a consolidação de uma das inúmeras vertentes de luta diária do Comung. O desenvolvimento regional passa pelas nossas salas de aula e o comprometimento estadual com a formação de profissionais pelas instituições comunitárias reforça o compromisso social e a missão de cada uma destas instituições para com a sociedade”, destaca.
Presente ao encontro, o secretário estadual adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Mário Augusto de Freire Gonçalves, intermediou contatos de Bragança com o governador, Eduardo Leite, e com a secretária estadual, Simone Stülp. “Nossa função é identificar potenciais capazes de transformar realidade em todo o Estado. Minhas origens estão na região em que a Urcamp atua há mais de 60 anos e poder contribuir para que seu trabalho seja observado sob novas perspectivas me parece uma grande oportunidade”, avalia Freire, que foi prefeito eleito duas vezes em Dom Pedrito e egresso do Colégio da Urcamp na cidade.