Intervenção transdisciplinar em bebês de risco é tema de aula inaugural da Psicologia da Urcamp

Discussão incluiu a importância da detecção precoce e das abordagens multidisciplinares

A aula inaugural do curso de Psicologia da Urcamp foi realizada na noite da última sexta-feira, 21, no Salão de Atos da instituição, em formato híbrido. O evento abordou o tema "Trabalho com bebês de risco do neurodesenvolvimento: intervenção transdisciplinar" e contou com a presença de profissionais da Psicologia e da Fonoaudiologia.

A palestra presencial foi ministrada pela psicóloga, psicanalista e integrante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), Lisandra Guillen. Além disso, a profissional é coordenadora e docente do Instituto Horizontes, do Instituto de Terapia Integrada de Porto Alegre (ITIPOA) e coordenadora do Centro de Atendimento Psicanalítico da SPPA. Em formato online, participaram as psicólogas e psicanalistas Renata Vives, Manoela Czuka e a fonoaudióloga Jaqueline Constante, também integrantes do Instituto Horizontes. O evento foi promovido em parceria com o Instituto Plural, de Bagé.

Coordenadora do curso de psicologia, a professora doutora Sílvia Vargas relata que, durante a palestra, foram apresentados estudos internacionais baseados em evidências sobre intervenções transdisciplinares voltadas para bebês que apresentam risco no neurodesenvolvimento. A discussão incluiu a importância da detecção precoce e das abordagens multidisciplinares para minimizar impactos futuros, garantindo um desenvolvimento mais adequado. O tema suscitou questionamentos e reflexões entre os participantes, que acompanharam a apresentação tanto presencialmente quanto de forma remota.

O público presente era composto por psicólogos, fonoaudiólogos, professores e acadêmicos de diversos cursos, incluindo Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Pedagogia. “Nosso público demonstrou grande adesão e interesse, tanto presencial quanto online, levando à ultrapassagem do horário proposto para a finalização, por conta das perguntas, dúvidas e comentários após as falas das convidadas. Sem dúvidas, foi um sucesso”, analisa a coordenadora de Psicologia.