background

Pedagogia

Selecione o curriculo desejado

infografico_cur481350.jpg
  • Carga Horária: 3320 Horas
  • Turno: Noturno
  • Duração: 8 Semestres
ENADE: 3

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

CPC: 3

Conceito Preliminar de Curso

Dados do Curso

Características

Curso de Licenciatura, com duração de oito semestres (04 anos), com carga horária de 3.260h. Visa formar profissionais da educação aptos a docência para atuarem em áreas da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, cursos de ensino médio(modalidade normal), educação profissionalizante, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam necessários conhecimentos pedagógicos. A Curso de Pedagogia apresenta um desenho curricular organizado em núcleos, dimensões e componentes curriculares, articulados de forma interdisciplinar por Eixos Temáticos, sendo os núcleos e as dimensões os elementos lógicos norteadores da formação e materializados através de atividades curriculares, estágios curriculares, estágios profissionais, vivências em laboratórios de pesquisa, experiências em monitoria, participação em eventos na área de educação, participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de outras atividades relevantes à formação inicial do educador e do pesquisador em educação. Três grandes núcleos norteiam a organização curricular: Núcleo de Estudos Básicos, Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos e Núcleo de Estudos Integradores.

Mercado de Trabalho

O licenciado em Pedagogia poderá atuar na gestão e na docência, em áreas da Educação Infantil, Séries Iniciais do ensino Fundamental e Magistério no Ensino Médio, bem como no ensino profissionalizante, educação de jovens e adultos, Gestão Educacional, Pesquisa em Educação, Pedagogia Empresarial e Mediação Extrajudicial. Sua atenção se dá em instituições públicas e privadas, escolares e não escolares, em organizações governamentais e não governamentais, programas e projetos nos quais sejam necessários conhecimentos pedagógicos.

Diferenciais

A cada semestre do curso são oferecidas Atividades Integradoras através de Seminários e Mostra de Trabalho Científico. Uma vez por ano acontece a Semana Acadêmica da Educação além do Biourcamp e Congrega Urcamp.

Laboratórios de Ensino

Laboratório Pedagógico Brinquedoteca Veda Lucinda. Laboratório de Informática

Periódicos Online

Ágora ( PPGTP/UFRJ): UFES -

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=1516-1498&script=sci_issues

Avaliação (UNICAMP) -

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=1414-4077&lng=pt&nrm=iso

Cadernos CEDES (Impresso) -

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0101-3262&lng=pt&nrm=iso

Cadernos da Pedagogia: UFSCAR - http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/issue/archive

Cadernos de História da Educação: UFU -

http://www.seer.ufu.br/index.php/che/issue/archive

Cadernos de Pesquisa: FCC (Fundação Carlos Chagas.) -

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0100-1574&lng=pt&nrm=iso

Cadernos de Psicopedagogia: UNIFIEO -

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issues&pid=1676-1049&lng=pt&nrm=iso

Ciência e Educação: UNESP -

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=1516-7313&lng=pt&nrm=iso

Computers and Education: Elsevier -

http://www.sciencedirect.com/science/journal/03601315

Educação & Sociedade:UNICAMP -

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0101-7330&lng=pt&nrm=iso

Educação e Filosofia: IFILO/UFU (Online) - http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/issue/archive

Educação e Pesquisa: FEUSP -

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=1517-9702&lng=pt&nrm=iso

Educacao e Realidade: UFGRS -

http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/issue/archive

Educação em Revista: UFMG -

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0102-4698&lng=pt&nrm=iso

Ensaio: Fundação Cesgranrio -

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0104-4036&lng=pt&nrm=iso

Investigações em Ensino de Ciências : UFRGS -

http://www.if.ufrgs.br/ienci/

Perspectiva (UFSC) -

http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/archive

Práxis Educativa; UEPG -

http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/issue/archive

Revista Brasileira de Educação: ANPED -

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=1413-2478&lng=pt&nrm=iso

Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional: UNITAL - http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr

Revista Brasileira de Política e Administração da Educação: ANPAE - http://www.anpae.org.br/website/publicacoes/revista-da-anpae

Revista Diálogo Educacional: PUCPR -

http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd99=olds

Revista Educação: EdiPUCRS. - http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/issue/archive



Periódicos online Urcamp


Revista Científica Rural

http://revista.urcamp.tche.br/index.php/rcr


Revista da Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa

http://trabalhos.congrega.urcamp.edu.br/index.php/jpgp/index


Revista da Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso %u2013 TCC %u2013 Congrega Urcamp

http://trabalhos.congrega.urcamp.edu.br/index.php/1tcc/user


Revista de Projetos Comunitários e Extensão Congrega Urcamp

http://trabalhos.congrega.urcamp.edu.br/index.php/12mpce/issue/view/20


Revista do CCEI

http://revista.urcamp.tche.br/index.php/Revista_CCEI

p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }a:link { }

Atos Legais

Título concedido: Licenciado
Área de conhecimento: Educação
Início de funcionamento: 01/11/2018
Autorização: Decreto Federal Nº 45.049, de 13.12.1958 D.O.U. 20.12.1958
Reconhecimento: Portaria MEC Nº 919, de 27.12.2018 D.O.U 28.12.2018
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC Nº 919, de 27.12.2018 D.O.U. 28.12.2018, seção 1, pág. 225

Estrutura Curricular

DISCIPLINAS|CURRÍCULO: 481350

Código
Nome
300959
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (200hs)
CH Total: 200
Módulo: CONHECER E IDENTIFICAR AS TRAJETÓRIAS E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO
300623
ABORDAGENS E PERSPECTIVAS DA APRENDIZAGEM
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300208
COMPETENCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS - CPP
CH Total: 40  | CH Não Presencial: 40
300624
EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: CONTEXTOS E CONTRADIÇÕES
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300625
PEDAGOGIA: CENÁRIOS E CARREIRA E LABORATÓRIO DE LINGUAGENS
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300626
PROJETO INTEGRADOR
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
Módulo: ESTUDAR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ATUAÇÃO DOCENTE
300209
COMPETENCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS - CPP
CH Total: 40  | CH Não Presencial: 40
300630
CULTURA SURDA E LIBRAS
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300627
NARRATIVAS CULTURAIS
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300628
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300629
PROJETO INTEGRADOR
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
Módulo: CONHECER, INTERAGIR E COMPREENDER OS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM E A ATUAÇÃO DOCENTE
300210
COMPETENCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS - CPP
CH Total: 40  | CH Não Presencial: 40
300104
ESPAÇOS PEDAGÓGICOS E AS INTER RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300102
PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DA ACAO PEDAGOGICA
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300101
PROFISSAO DOCENTE, INSTITUICOES, CONTEXTO DA EDUCACAO COMO PRAXIS DE APRENDIZAGEM
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300106
PROJETO INTEGRADOR
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
Módulo: CONSTITUIR O PLANEJAMENTO E PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
300631
A INFÂNCIA E SUAS LINGUAGENS (BNCC)
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300211
COMPETENCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS - CPP
CH Total: 40  | CH Não Presencial: 40
300632
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS : APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300633
INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSTAS E DESAFIOS
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300634
PROJETO INTEGRADOR
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
Módulo: CONHECER E IDENTIFICAR AS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SINAIS NO ÂMBITO DOS ANOS INICIAIS
300635
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300636
DIFERENTES TENDÊNCIAS E PRÁTICAS: BNCC DOS ANOS INICIAIS
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300637
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300638
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL
CH Total: 160
300639
MATEMÁTICA E CURRÍCULO
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
Módulo: DESENVOLVER PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM DIFERENTES CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM ESCOLAR
300640
CIÊNCIAS DA NATUREZA, MEIO AMBIENTE, SAÚDE E CURRÍCULO
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300641
CIÊNCIAS HUMANAS E CURRÍCULO
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300213
COMPETENCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS - CPP
CH Total: 40  | CH Não Presencial: 40
300642
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300643
PROJETO INTEGRADOR
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
Módulo: CONHECENDO E DESENVOLVENDO DIFERENTES ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM
300644
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO DO CAMPO
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300645
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR EM ANOS INICIAIS
CH Total: 160
300646
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO E SUPERVISÃO EDUCACIONAL
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300647
PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300648
SABERES DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: MODALIDADE NORMAL
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
Módulo: DESVELANDO ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM
300215
COMPETENCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS - CPP
CH Total: 40  | CH Não Presencial: 40
300649
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR EM ESPAÇOS FORMAIS OU NÃO FORMAIS
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300650
PEDAGOGIA EMPRESARIAL E ORGANIZACIONAL
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300651
PEDAGOGIA HOSPITALAR
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20
300652
PROJETO FINAL: PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM NA PEDAGOGIA
CH Total: 80  | CH Não Presencial: 20

Corpo Docente

ANA CLAUDIA KALIL HUBER

Data de Admissão: 01/10/1994
Titulação: Doutorado
Disciplinas:
REDACAO DE ARTIGOS CIENTIFICOS

ANA PAULA DA SILVA MOREIRA

Data de Admissão: 05/08/2016
Titulação: Especialização
Disciplinas:
LIBRAS

CLARISSE ISMÉRIO DE OLIVEIRA

Data de Admissão: 01/03/2005
Titulação: Doutorado
Disciplinas:
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA SOCIEDADE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR EM ESPAÇOS FORMAIS OU NÃO FORMAIS

DÉBORA SUDATTI GUIMARÃES

Data de Admissão: 18/02/2019
Titulação: Mestrado
Disciplinas:
EDUCAÇÃO E SAÚDE

GLAUBER DA SILVA PEREIRA

Data de Admissão: 06/04/1998
Titulação: Mestrado
Disciplinas:
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

IARA JANETE ROMAN SOARES

Data de Admissão: 10/03/2014
Titulação: Especialização
Disciplinas:
PRODUCAO E INTERPRETACAO DE TEXTO
PEDAGOGIA EMPRESARIAL E ORGANIZACIONAL

JANINE TAIS HOMEM ECHEVARRIA BORBA

Data de Admissão: 03/04/2023
Titulação: Mestrado
Disciplinas:
CRIMINOLOGIA E MEDICINA LEGAL

LOURDES HELENA MARTINS DA SILVA

Data de Admissão: 01/08/2003
Titulação: Mestrado
Disciplinas:
ETICA, DIREITOS HUMANOS

MARCELO DAVID PEREIRA

Data de Admissão: 01/04/1993
Titulação: Especialização
Disciplinas:
MAQUETE

MARIA VICTÓRIA PASQUOTO DE FREITAS

Data de Admissão: 23/02/2023
Titulação: Mestrado
Disciplinas:
FORMAS CONSENSUAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS

MARILENE VAZ SILVEIRA

Data de Admissão: 01/04/1977
Titulação: Mestrado
Disciplinas:
EDUCAÇÃO FINANCEIRA

MARLISA ALAGIA DE OLIVEIRA FICO

Data de Admissão: 05/01/2009
Titulação: Especialização
Disciplinas:
PEDAGOGIA HOSPITALAR

PAULA LEMOS SILVEIRA (Prof. auxiliar)

Data de Admissão: 01/02/2000
Titulação: Doutorado
Disciplinas:
METODOLOGIA DA PESQUISA

RAFAEL BUENO DA ROSA MOREIRA

Data de Admissão: 05/08/2013
Titulação: Doutorado
Disciplinas:
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
ETICA, DIREITOS HUMANOS

RITA LUCIANA SARAIVA JORGE

Data de Admissão: 01/09/1993
Titulação: Mestrado
Disciplinas:
EMPREENDEDORISMO E INOVACAO

TAMYRIS RAMOS DOS SANTOS

Data de Admissão: 12/04/2013
Titulação: Mestrado
Disciplinas:
SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE (GESTAO SOCIOAMBIENTAL)

Fale Conosco