Medicina Veterinária da Urcamp acompanha Temporada Hípica da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

Cadela Taquari foi resgatada durante missão do Exército nas enchentes e adotada pela 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

O curso de Medicina Veterinária da Urcamp, com apoio da Pró-reitoria de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, estabeleceu um ponto de atividades para seus acadêmicos na Temporada Hípica do Exército que iniciou no dia 11 e encerra-se neste dia 13, no Círculo Militar de Bagé. O evento, sob responsabilidade da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, corresponde ao calendário oficial do Comando Militar do Sul, reunindo cavaleiros e amazonas de diversas cidades. 

Além da grande oferta de oportunidades para desportistas, simpatizantes, anunciantes e expositores, a atividade abre um espaço valioso para troca de conhecimentos e acompanhamento de atividades práticas voltadas ao bem estar animal. 

 

A coordenadora do curso de Medicina veterinária, Paula Santos, explica que os alunos acompanham as práticas tanto no cuidado dos cães quanto dos cavalos que são preparados para as provas hípicas. “Aqui eles têm os cães do Exército, que trabalham no combate ao tráfico de drogas e no resgate em situações de calamidade.  Inclusive, eles têm uma uma cachorrinha, a Taquari, resgatada da enchente no norte do estado. Ela ficou aqui conosco no estande demonstrando que o exército também tem esse olhar para o bem-estar dos animais ", analisa a coordenadora.

 

Ao defender as oportunidades de unir a teoria do curso com a prática profissional, Paula destaca o cuidado extremo com o bem-estar dos animais praticado na Temporada Hípica. “Os cães ficam numa barraca muito bem arejada, com água, alimentação. Os cavalos têm todo o tratamento, têm plantão veterinário 24 horas e sempre prezando pelo bem-estar desses animais. Neste contexto, os acadêmicos da veterinária participam do evento como rede apoio, em caso de emergência. “Mas acima de tudo, as dinâmicas de tratamento que os profissionais do exército compartilham conosco nos auxiliam, também, para adquirir experiência e aprendizado. Então eles têm uma verdadeira imersão”, argumenta.

 

O acadêmico do quarto semestre, Nicanor Pereira da Silveira Júnior, confirma o ambiente de aprendizado formado em torno do evento. “Acompanhamos a apresentação do Grupo Bite que é o trabalho de adestramento que o exército desenvolve com os cachorros. Aprendemos muito sobre as diferentes raças de cavalos acompanhando diferentes atendimentos prestados pelos profissionais do exército”, aponta. Já a acadêmica, Manoela Moraes dos Santos, destaca o ambiente de conhecimento. “Gente foi assistir bastante a hípica, ver como os cavalos eram tratados. Em caso de alguma emergência estávamos ali para observar e depois trazer os temas ao debate do grupo.”, explica. 

 

Já o pró-reitor de Ensino, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, percebe a participação da Urcamp como um ato permanente para todas as oportunidades vindas da comunidade; “Nossa presença é importantíssima para cumprirmos com nosso papel social. Ela reforça esta parceria que temos nutrido e reforçado com a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada em Bagé e que buscamos assegurar para o futuro com oportunidades cada vez mais amplas”, assegura.

Mais fotos