Visita à queijaria artesanal marca encerramento do 1º Simpósio de Ruminantes da Urcamp

Visita técnica encerrou evento do curso de Medicina Veterinária

Colaboração: Melissa Louçan/JM

O encerramento do 1º Simpósio de Medicina de Ruminantes da Urcamp foi marcado por uma visita técnica à queijaria Tambero, na zona rural, reunindo alunos e professores do curso de Medicina Veterinária. A atividade prática, realizada no dia 15 de maio, complementou os dois dias anteriores de palestras e debates promovidos pela universidade.

A proposta da visita surgiu dos próprios estudantes, como explica Lívia Velleda de Souza, aluna do sexto semestre de Veterinária. “A ideia começou em uma conversa com a professora Cléia. Queríamos uma atividade prática para complementar o simpósio, e ela intermediou com a Tambero”, contou.

A recepção foi feita pela proprietária da agroindústria, Luísa Brasil, que compartilhou com os visitantes um pouco da sua trajetória e rotina. “Acho importante esse contato, porque muitos alunos da Agronomia e da Veterinária não têm convivência com o gado leiteiro ou com a agroindústria. Então, é sempre muito válido”, afirmou.

Durante a visita, os estudantes conheceram diferentes etapas do trabalho desenvolvido na propriedade, desde o manejo do rebanho até o processo de produção de queijos artesanais feitos com leite cru e o uso de fungos específicos. “Mostrei como trato os animais, falei sobre boas práticas de ordenha, sanidade, pastagens e cuidados com os terneiros. Depois, na queijaria, expliquei como produzo os queijos, os tipos que faço, como o Geada e o Coxilha”, detalhou Luísa.

A visita incluiu também uma degustação dos produtos da casa, além de um momento de confraternização entre os participantes. “Fomos muito bem recebidos. A Luísa contou como largou a cidade para viver do tambo. Observamos o manejo dos animais, a ordenha com teteiras automáticas, os cuidados de higiene, os tanques de refrigeração, a alimentação individualizada dos animais e, na queijaria, todo o processo de produção”, relatou Lívia.

Para o pró-reitor de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, Guilherme Collares, atividades como essa são fundamentais na formação acadêmica. “Essa visita técnica foi uma complementação do simpósio. Elas são muito importantes porque promovem a vivência prática dos alunos em relação à sanidade dos animais e ao trabalho do médico-veterinário na produção animal. Isso contribui diretamente para a formação dos nossos estudantes”, avaliou.

Mais fotos