Corujão vai se tornar 'Hospital de Campanha' para combate ao Covid-19 em Bagé

Bagé ganhará um aporte de peso nas ações de combate ao coronavírus. Após registrar sete casos confirmados no município, foi anunciado, na tarde de terça-feira, que o Corujão – prédio pertencente à Fundação Attila Taborda (Fat) – foi disponibilizado e será, momentaneamente, transformado em um Hospital de Campanha para tratamento ao Covid-19.

A Fat anunciou que, atendendo a solicitação formalizada pelo secretário municipal de Saúde, Mario Mena Kalil, decidiu colocar à disposição o campus denominado de Corujão, para que o serviço de saúde pública possa utilizar as dependências e respectiva área de estacionamento (campo esportivo), para estabelecer uma base de recepção e retaguarda a pessoas em razão do coronavírus.
O comunicado mencionou que, "neste momento de comoção mundial pela pandemia do Covid-19, se solidariza com a população de Bagé e Região, disponibilizando nossos préstimos institucionais".
No comunicado, a Fat, mantenedora da Urcamp, do Hospital Universitário Doutor Mário Araújo (HU), Museu Dom Diogo de Souza, Museu da Gravura Brasileira, Casa da Menina, bem como do Jornal MINUANO, adianta que o HU "está se ajustando na capacitação técnica e sanitária à recepção de pacientes que exijam isolamento, cujo desenvolvimento dos trabalhos ainda não foi concluído e, considerando que o número de casos infectados aumenta diariamente, impondo a adoção de medidas emergenciais e estratégicas, para disponibilizar, à Secretaria de Saúde de Bagé, os respiradores instalados no nosocômio e, com isso, desprovendo-se de condições à recepção de pacientes em estado de gravidade de saúde, ficando nossas instalações hospitalares destinadas aos casos que envolvam a menor complexidade".
A direção da FAT-URCAMP-HU, na manifestação, frisa que entende como relevante o comunicado à população de Bagé, "demonstrando o nosso compromisso precípuo com a saúde pública e delegando as deliberações desses nossos atos de disponibilização do Hospital ao entendimento que for estabelecido pela Secretaria de Saúde de Bagé". O texto é assinado pela presidente da Fat e reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, "em nome de todos os colaboradores". Lia, à reportagem, reiterou que, neste momento, é preciso que todos façam a sua parte. "Somos uma instituição sexagenária, que tem como propósito servir à comunidade. Quando não tinha Ensino Superior trouxemos para Bagé. Agora, simplesmente estamos cumprindo com o nosso dever para superarmos essa pandemia. É o momento de unir forças, inclusive as instituições, para vencermos. Não podemos, todos, deixar de fazer a nossa parte", frisou.

Mais 50 leitos garantidos

Questionado sobre a utilização do espaço, durante coletiva concedida à imprensa, no final da tarde, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, tratou a novidade como uma grande conquista para a cidade, já que, segundo ele, ampliará a capacidade de tratamento em cerca de 50 leitos. "Foi uma excelente ação em conjunto, Hospital Universitário com a Santa Casa, com articulação com nosso secretário de Saúde. Vamos ter em torno de 120 a 130 leitos, que compõem leitos para estado gripal e leitos clínicos específicos. Ou seja, específico para o 'corona' e para o estado gripal. Vamos alcançar, com o Hospital de Campanha, mais 50 vagas", destacou.

Atualização de casos

Também durante a coletiva, o chefe do Executivo atualizou os dados referentes ao coronavírus na cidade. A principal novidade foi quanto ao número de casos descartados, que passou de 8 para 18. Outro dado que chamou a atenção, contudo, foi a elevação de suspeitas, de 42 para 60. Quanto aos infectados, o patamar - até aquele momento - seguia o mesmo de segunda-feira: 7.