Curso de Psicologia da Urcamp marcará presença no 1º Seminário “Conhecendo o Autismo”
A Câmara de Vereadores de Bagé sedia, nesta quarta-feira, 30, a partir das 9h, o 1º Seminário “Conhecendo o Autismo”. Além de ser aberto ao público, o evento é gratuito e conta com inscrições pelo site da Câmara (https://www.camvbage.rs.gov.br/formulario/view/21). O seminário, que se estenderá até as 17h, é promovido pelos gabinetes dos vereadores Leopoldo Konzen e Ana Paula Moreira, com organização de Bia Paz, egressa dos cursos de Psicologia e Direito da Urcamp. A representatividade da instituição é marcante: quatro das oito palestrantes possuem formação ou vínculo com a Urcamp, incluindo a coordenadora do curso de Psicologia, a professora Silvia Vargas.
A programação inicia às 9h com a apresentação da mesa de abertura, que contará com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, parlamentares como Leopoldo Konzen, Lelinho Lopes e Ana Paula Moreira, além da organizadora Bia Paz, de representantes do Executivo e da Secretaria de Saúde.
Às 9h30, a primeira palestra será da psicopedagoga Débora Mattos Marques, com o tema “Autismo e Educação: Superando barreiras e criando pontes para inclusão escolar”. Graduada em Letras – Português e Literaturas da Língua Portuguesa, Débora atua como psicopedagoga na Clínica Límbico Conectar e na Instituição Caminho da Luz. Na sequência, às 10h, a psicóloga Melina Britto Gomes abordará o tema “Detecção precoce no Transtorno do Espectro Autista”. Melina é coordenadora clínica da Instituição Caminho da Luz no programa Teacolhe.
Às 10h30, a professora Silvia Vargas, coordenadora do curso de Psicologia da Urcamp, apresenta a palestra “Olhe para o Mundo pelos meus Olhos: Uma Jornada de Compreensão do Autismo”. Silvia é psicóloga e psicanalista, especialista em Neuropsicologia Clínica e Psicologia Social, além de doutoranda em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires. Com mais de duas décadas de experiência clínica, atua como psicóloga perita do Tribunal de Justiça do RS, coordena o Núcleo de Estudos sobre Autismo (NAU) da Urcamp, é fundadora e presidente do Instituto Plural – Associação Psicanalítica de Bagé, e participa de projetos internacionais, como o Projeto de Constituição do Campo Psicanalítico de Moçambique.
Fechando a programação da manhã, às 11h, será a vez da psiquiatra Dra. Vanessa Féo, que trará a palestra “Entre Diagnóstico e Cuidado: A Psiquiatria na abordagem do TEA”. Com especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Instituto Comportalmente, Dra. Vanessa tem vasta experiência na área da saúde mental em Bagé, com passagens pela UBS, UPA, Exército Brasileiro, Santa Casa e Instituto Caminho da Luz.
No turno da tarde, a retomada ocorre às 13h30 com a apresentação do convidado especial, o neurologista Dr. José Brasil. Em seguida, às 14h10, a psicóloga Márcia Lorena Rodrigues de Quadros apresenta a palestra “Modelo Denver de Intervenção Precoce para crianças com autismo”. Márcia é especialista em Neuropsicologia, Psicologia Clínica e Análise do Comportamento ABA. Proprietária da Clínica do Desenvolvimento Infantil, ela possui certificação internacional no Modelo Denver pelo Mind Institute.
Às 14h40, a fonoaudióloga Rosana Britto falará sobre o tema “Desenvolvimento da Fala”. Servidora da Prefeitura Municipal de Bagé, Rosana atua no PAM e no Centro do Autismo. Na sequência, às 15h10, a advogada Bruna Robaina apresentará a palestra “O Direito à Saúde das Pessoas com Autismo”. Especialista em Direito Médico, da Saúde e Tributário, Bruna é formada em Direito pela Urcamp e integra a Comissão Estadual Especial de Direito da Saúde da OAB/RS. Sua fala trará contribuições sobre os direitos assegurados às pessoas com TEA no sistema de saúde pública e privada.
Por fim, às 15h50, a psicóloga e psicanalista Lisandra Guillen L. de Salles encerrará a rodada de palestras com o tema “Detecção precoce em bebês com risco de TEA”. Membro associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, Lisandra coordena o Centro de Atendimento Psicanalítico da mesma sociedade, atua como docente em cursos de formação e é referência no atendimento clínico de bebês e crianças em risco psíquico.
O evento se encerra às 17h, após os debates da mesa final. A transmissão ao vivo será feita pela TV Câmara Bagé, pelos canais digital 5.3, canal 16 da Claro TV e pelo YouTube (@tvcamarabage), ampliando o acesso ao conteúdo para toda a comunidade regional. A forte presença de profissionais formadas pela Urcamp reforça o compromisso da universidade com a formação qualificada e o impacto social de seus egressos.