Pró-reitor da Urcamp destaca o papel da educação na conservação do Pampa em Fórum Internacional
A 13ª edição do Fórum Internacional de Meio Ambiente (FIMA), realizada nos dias 26 e 27 de março no Memorial do Legislativo, em Porto Alegre, contou com a participação do pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professor doutor Guilherme Collares. Representando a instituição, Collares integrou um dos painéis do evento na tarde de quarta-feira, 26, abordando o compromisso da Urcamp com a conservação do bioma Pampa por meio do ensino, pesquisa e extensão.
Durante sua intervenção, Collares destacou a relevância do papel das Instituições de Ensino Superior na formulação de estratégias para o desenvolvimento sustentável. "A Urcamp foi a única Instituição de Ensino Superior da Metade Sul presente e atuante no evento, demonstrando seu compromisso com a preservação do bioma Pampa", afirmou. Ele também ressaltou os projetos da Urcamp voltados para a sustentabilidade e a educação ambiental, enfatizando que a formação acadêmica pode ser uma ferramenta fundamental na busca por soluções inovadoras para a conservação do Pampa.
Promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), o FIMA reuniu especialistas, pesquisadores, ambientalistas e representantes do poder público para debater os desafios ambientais do bioma Pampa e as estratégias para equilibrar conservação e desenvolvimento econômico. Entre os temas discutidos, estiveram a degradação do bioma, que perdeu 16,8% de sua cobertura natural entre 2000 e 2018, e a busca por soluções sustentáveis para mitigar esse impacto.
Além do pró-reitor da Urcamp, a região esteve representada por outros nomes atuantes na defesa ambiental. A coordenadora da União pela Preservação do Rio Camaquã (UPP Camaquã), Márcia Collares, abordou a luta contra a mineração na Bacia do Rio Camaquã e os impactos dessa atividade no ecossistema local. Já a presidente da Associação para Grandeza e União de Palmas (AGrUPa), Vera Collares, destacou o papel da pecuária familiar na preservação do bioma, ressaltando práticas sustentáveis aplicadas à produção pecuária.