Egresso do curso de Direito da Urcamp participa de congresso em Portugal
O advogado bajeense Rodolfo Zaballa Rodrigues, egresso do curso de Direito da Urcamp, participará do I Congresso Sino-Lusófono de Direito Comparado, que será realizado nos dias 13 e 14 de novembro de 2025, na Universidade de Coimbra, em Portugal. O evento abordará o tema “Inteligência Artificial e Direito: Problemas e Desafios” e reunirá juristas, pesquisadores e autoridades de países lusófonos para discutir os impactos da tecnologia nas relações jurídicas.
Organizado pelo Grupo Notorium, em parceria com a Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra e a Academia Brasileira de Direito Civil, o congresso contará com nomes de destaque do meio jurídico, como Ciro Gomes, Nelson Nery Júnior, Lênio Streck, Rogério Greco, Rosa Nery e Theodoro Agostinho, entre outros.
Zaballa, que é advogado há quase 10 anos e sócio do escritório Zaballa e Roman Advogados Associados – ao lado do sócio Rafael Fialho Roman, estará presente como participante e estudante, com o objetivo de vivenciar uma imersão acadêmica e cultural na histórica Faculdade de Direito de Coimbra — uma das mais antigas do mundo, fundada em 1290. “Acredito que esta será uma oportunidade única em minha trajetória profissional e acadêmica. Sempre tive o sonho de participar de um curso ou congresso no exterior, mas jamais imaginei que essa realização aconteceria justamente em Coimbra, cidade que considero um dos verdadeiros berços do Direito mundial”, destacou.
Formado pela Urcamp, em 2016, o advogado é pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela UNISC/RS, especialista em Direito Civil e Processo Civil e, atualmente, pós-graduando em Legal Operations – Inteligência Artificial e Alta Performance Jurídica pela PUC-PR Digital.
Durante sua graduação, realizou estágios no Fórum da Comarca de Bagé, atuando na Contadoria, Distribuição, 1ª Vara Cível e no Gabinete do juiz Dr. Humberto Moglia Dutra, experiências que, segundo ele, foram fundamentais para consolidar sua formação prática e ética. “A universidade me deu uma base sólida, e o estágio me ensinou a importância da responsabilidade e do comprometimento com a justiça. Olho para trás com gratidão e vejo o quanto a Urcamp foi decisiva na construção da minha carreira”, afirmou o advogado.
A motivação para participar do congresso surgiu durante uma viagem à Europa em junho deste ano, quando Zaballa teve contato com a proposta do evento e decidiu se inscrever ao lado do sócio Rafael Fialho Roman. “Essa vivência será uma das mais enriquecedoras da minha trajetória, permitindo não apenas o aprimoramento técnico, mas também o fortalecimento de uma visão jurídica mais ampla e conectada aos desafios do nosso tempo”, observou.
O advogado ressalta, ainda, que a Urcamp teve papel essencial em toda a sua caminhada profissional. “A Urcamp representou para mim um verdadeiro alicerce na vida pessoal e um pilar essencial na vida profissional. Tenho muito orgulho de ter me formado nessa instituição e costumo dizer que grande parte do que conquistei na carreira devo à base sólida que recebi lá”, concluiu.