Agroecologia e sustentabilidade pautam palestra da Urcamp na Escola Justino Quintana
Reforçando o papel comunitário, a Urcamp tem desenvolvido estratégias de aproximação que incluem o incentivo à participação de seus professores em eventos de iniciação científica, capacitações e palestras que incluam os públicos estudantis e de professores das escolas regionais. Um exemplo deste empenho pela difusão de conhecimento e ciência foi a palestra da professora do curso de Agronomia Rosete Gottinari Kohn, no último dia 26, para os alunos do ensino médio da escola Estadual Justino Quintana.
Ao desenvolver o tema da Soberania Alimentar, a agrônoma buscou ampliar os horizontes conceituais e práticas que envolvam a compreensão da Agroecologia. Deste tema, a professora ainda destacou inúmeras soluções baseadas na natureza e o uso de plantas alimentícias não convencionais na alimentação. “A importância dessa abordagem é trazer o debate sobre a sexta onda de desenvolvimento da economia: a sustentabilidade. Como estes modelos econômicos são estimulados por período de gerações, acredito que para os estudantes do ensino médio, que buscam neste momento escolher sua carreira, é importante perceber que o tema estará presente nos mais diversos setores por, pelo menos, 23 anos”, recomenda.
O encontro na Escola Justino Quintana percorreu a solicitação do professor de Ciências, Paulo Caneda, que desenvolve a trilha Saúde e o componente Saúde, Alimentação e Risco Alimentar. A atividade de palestras voltadas à sustentabilidade dão continuidade às demandas da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Urcamp em outubro de 2024, com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).