Mostra de Iniciação Científica

Regulamento da 15ª Mostra de Iniciação Científica –MIC

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Inovação, Pesquisa e Extensão (PROIPPEX) da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), com sede em Bagé-RS, no uso de suas atribuições, estabelece as normas e as condições para a inscrição de trabalhos na 15ª Mostra de Iniciação Científica, um dos eventos inseridos no CONGREGA URCAMP 2018, que se realizará de 22   a 26 de outubro do ano de 2018, na URCAMP – CAMPUS Bagé.

A 15ª Mostra de Iniciação Científica propõe-se a divulgar os resultados da produção técnico-científica de estudantes de graduação que desenvolvem atividades de pesquisa, bem como contribuir para a formação de recursos humanos nesta área.

Disposições Gerais

Da inscrição de trabalhos

Artigo 1º – Poderão participar da Mostra de Iniciação Científica do CONGREGA URCAMP 2018:

Discentes – como autor principal e coautor, alunos de Graduação da URCAMP ou de outras instituições de nível superior.

Docentes e pesquisadores – como orientador ou coorientador; profissionais de nível superior como coautores. O orientador deverá se responsabilizar para que não ocorra plágio.

Parágrafo único: O número máximo de participantes por trabalho inscrito deverá ser de 1 (um) autor, mais 4 (quatro) coautores e 1 (um) professor orientador (obrigatório) ou 1 (um) autor, mais 3 (três) coautores, mais 1 (um) professor coorientador (opcional) e 1 (um) professor orientador (obrigatório).

Artigo 2º – A inscrição deverá ser feita somente através de formulário específico, encontrado no site do CONGREGA URCAMP 2018.

A inscrição de trabalhos deverá obedecer aos seguintes requisitos:

O autor preencherá os dados referentes ao trabalho; cada trabalho deverá ser inscrito, individualmente, por um dos autores, ficando expressamente vedadas as inscrições múltiplas de um mesmo trabalho.

Artigo 3º – Para a submissão de trabalhos, será necessário o pagamento da taxa de inscrição junto às agências bancárias credenciadas até a data limite destacada no boleto.

Artigo 4º – O autor, no ato da inscrição, desde logo autoriza a UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA – URCAMP a publicar o seu trabalho no site, nos Anais, na revista do CONGREGA URCAMP 2018 e em quaisquer outros meios de divulgação do evento, sem encargos de qualquer natureza, inclusive autorais.

1º – Os trabalhos selecionados não serão revisados quanto à ortografia e à gramática.

2º – O inscrito é responsável pela veracidade das informações referentes à titulação e aos dados de identificação dos autores do trabalho inscrito.

3º – O autor deverá, formalizar em respostas fornecidas no site no momento da inscrição, a declaração sobre o ineditismo ou a autenticidade do trabalho apresentado, conforme o caso, considerando que a Instituição NÃO se responsabilizará por eventual violação de Direitos Autorais.

40 – Após a submissão do trabalho, o autor não poderá mais fazer qualquer tipo de edição nos arquivos submetidos, dados ou metadados.

Artigo 5º – O tema dos trabalhos submetidos à 15ª Mostra de Iniciação Científica deve estar inserido em uma das seguintes áreas do conhecimento:

I – Ciências Humanas;

II – Ciências Sociais Aplicadas;

III – Ciências da Terra;

VI – Ciências Biológicas;

V – Ciências da Saúde;

VI – Ciências Agrárias;

VII- Saúde Animal:

VIII – Engenharias;

IX – Linguística, Letras e Artes;

X – Outros (Bioética, Ciências Ambientais, Defesa, Divulgação Científica).

 

Artigo 6º – o participante poderá inscrever até dois (02) trabalhos como primeiro autor, todavia, poderá constar como coautor de quantos trabalhos forem justificados pela sua contribuição científica.

1º Os trabalhos poderão ser submetidos em Língua Portuguesa, Língua Espanhola ou Língua Inglesa, considerando a nacionalidade do autor.

Artigo 7º – A inscrição implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições do presente regulamento, por parte do(s) inscrito(s).

Das normas do trabalho

Artigo 8º – trabalhos deverão seguir as seguintes exigências de apresentação e formatação:

  1. Introdução;
  2. Objetivos;
  3. Metodologia;
  4. Resultados e discussão;
  5. Conclusão.

 

O resumo deve obedecer a ordem das etapas pré-estabelecidas

 

1º – O resumo não deverá ultrapassar o limite de 3.500 caracteres com espaços, devendo ter no mínimo 2.500 caracteres e 03 (três) palavras-chave.

2º – O resumo deverá ser escrito na forma não estruturada (texto corrido em único parágrafo), sem parágrafo no início das linhas, sem tabulações, sem qualquer efeito artístico, sem marcadores ou numeradores, sem timbre e sem rodapé, constando apenas do cabeçalho do evento (fornecido no template). Não será permitida citação no resumo. Seguir criteriosamente o template disponível no site.

3º – Os trabalhos deverão ser escritos segundo normas vigentes na ortografia cujo trabalho foi submetido.

4º - O resumo deve ser salvo em PDF para ser anexado ao sistema. Caso o resumo seja aprovado, será solicitada uma nova versão para publicação.  

Da seleção de trabalhos

Artigo 9º – Os trabalhos recebidos serão encaminhados à Comissão Técnico-Científica, sem a identificação dos autores, e serão avaliados por uma banca de avaliadores na condição de duplo cego, sendo dois avaliadores selecionados entre o corpo docente da URCAMP, e em caso de reprovação por um dos avaliadores e aprovação pelo segundo, um terceiro avaliador da área de conhecimento será convocado.

A avaliação dos trabalhos ocorrerá de acordo com os seguintes requisitos:

  1. Adequação às normas do Evento;
  2. Relevância do tema;
  3. Adequação metodológica;
  4. Adequação e coerência entre problematização, objetivos, metodologia do trabalho e resultados atingidos e/ou esperados;
  5. Clareza e redação (normas da língua em que foi submetido).

 

Artigo 10 – O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado no site do CONGREGA URCAMP 2018.

Artigo 11 – Após a divulgação dos trabalhos aprovados na página do CONGREGA URCAMP 2018, os autores deverão confeccionar o pôster correspondente, de acordo com as normas deste regulamento e modelo disponibilizado no site http://congrega.urcamp.edu.br.

A confecção do pôster é de inteira responsabilidade do autor

Artigo 12 – Os trabalhos reprovados pela Comissão Julgadora serão automaticamente desconsiderados.

Da sessão de pôster

Artigo 13 – A fixação do pôster no formato exposto (suporte ou espaço indicado pela organização) é de responsabilidade dos autores.

1º – Não será permitida fixação, apresentação e disputa à premiação de pôsteres fora das normas do regulamento.

Artigo 14 – Os pôsteres deverão ficar expostos no período previamente determinado pela Comissão Organizadora durante a realização do Congrega URCAMP 2018.

1º – As datas, horários e locais de fixação, apresentação e retirada dos pôsteres serão publicados no site: http://congrega.urcamp.edu.br.

Artigo 15 – É obrigatória a presença do autor ou de pelo menos um dos coautores (no caso dos trabalhos realizados em grupo), durante todo o período de exposição dos pôsteres/demonstração de trabalhos. A ausência dos autores, bem como a retirada do pôster antes do término da mostra, implica necessariamente, na sua desclassificação para o concurso.

Artigo 16 – Durante a sessão de pôsteres, os inscritos deverão realizar a apresentação oral do seu trabalho aos visitantes e aos avaliadores in loco

Artigo 17 – O pôster de iniciação científica deverá obedecer, na sua forma de apresentação escrita, os seguintes critérios:

1-Instituição;

2-Título;

3-Autores e orientador;

4-Introdução (objetivos, justificativa e embasamento teórico);

5-Metodologia;

6-Resultados e  discussão;

7-Conclusão ;

8-Referências – as referências deverão ser atuais conforme a área.

 

Da apresentação de trabalhos

Artigo 18 – A impressão do pôster deverá ser em uma única lâmina, nas dimensões de 0,80m de largura e 1,10m de altura. Fica expressamente vedada a impressão do trabalho em folhas soltas.

Artigo 19 – A avaliação dos trabalhos de iniciação científica incidirá sobre o resumo, de acordo com critérios especificados no §2º do artigo 8º do presente regulamento.

Artigo 20 – A apresentação do pôster deverá observar os critérios abaixo:

1-Domínio do assunto;

2-Postura;

3-Pontualidade;

4-Estrutura e organização do pôster, conforme as normas do evento.

 

Artigo 21 – A Comissão Avaliadora poderá, tomando o conhecimento de qualquer violação aos dispositivos do presente regulamento, a qualquer momento, mesmo após a divulgação dos resultados, anular a premiação tornando pública essa irregularidade.

Parágrafo único: A apresentação oral pode ser realizada pelo autor ou coautor(es) do trabalho, não podendo o orientador participar deste processo. O apresentador deverá, obrigatoriamente, estar inscrito e credenciado no evento.

Da premiação

Artigo 22 – O Congrega URCAMP 2018 premiará, na forma do presente regulamento, as Linhas de Pesquisa vinculadas às grandes áreas do CNPq, registrados na PROIPPEX/URCAMP, constantes no Artigo 5º.

Artigo 23 – A nota final do trabalho será a média entre o trabalho submetido ao sistema e a média da apresentação. O Congrega URCAMP premiará, na forma do presente regulamento, o trabalho com a maior nota, desde que maior que 8,5 (oito vírgula cinco), em cada uma das áreas do conhecimento. Os critérios avaliados pela banca, na apresentação e na inquirição, serão: domínio do assunto, conhecimentos correlatos, postura, qualidade da apresentação, uso do idioma, raciocínio lógico.

Do Julgamento para premiação

Artigo 24 – A Comissão Avaliadora que fará a seleção e julgamento dos trabalhos de iniciação científica in loco será composta por, no mínimo, 02 (dois) membros (professores especialistas, mestres ou doutores), podendo estes ser professores da URCAMP e/ou outra instituição de ensino.

Artigo 25 – A premiação em todos os eventos será distribuída com pelo menos um destaque, de acordo com as nove grandes áreas de conhecimento, oficialmente utilizadas pelo CNPq e descritas no artigo 5º.

Artigo 26 – As decisões da Comissão Avaliadora serão sempre tomadas por maioria simples de votos, cabendo-lhe decidir todos os casos e questões referentes ao julgamento, que se apresentem, ainda que não previstos neste regulamento.

Dos casos omissos

Artigo 27 – Questões eventualmente omissas no presente regulamento serão decididas entre a Coordenação do CONGREGA URCAMP 2018 e os membros da Comissão Técnico-Científica.

Comissão Organizadora da 15ª Mostra de Iniciação Científica

Cristiano Pinto dos Santos

Gabriela Shirmann

Ana Colpo