Centro de Desenvolvimento Regional - CDR

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), em parceria com a URCAMP - Universidade da Região da Campanha, o Corede Campanha e outras instituições, promovem o Centro de Desenvolvimento Regional - CDR, Piloto de Bagé/RS. Assim,  Bagé faz parte de um projeto piloto desenvolvido pelo CGEE para o MEC voltado à concepção de um programa de implantação de Centros de Desenvolvimento Regional em universidades e instituições de Ciência e Tecnologia do País.

No total há apenas quatro pilotos de centros instalados em todo o país. O MEC tem por objetivo implantar esses centros com o objetivo de promover o desenvolvimento regional. Bagé foi contempladada para desenvolvier essa missão a partir de um trabalho conjunto entre as universidades e comunidade.

Voltado à concepção de um Programa Nacional de Apoio à Implantação de Centros de Desenvolvimento Regional em Universidades e ICT no Brasil, o Mec promove eventos no intuito de articular os atores regionais em torno do apoio ao desenvolvimento da região e definir um conjunto de projetos prioritários para guiar as ações do CDR.