Agendamento Covid

O exame definido como “padrão ouro” é o PCR para Coronavírus, o qual detecta a presença do material genético do vírus na amostra coletada (swab nasofaringe/orofaringe). É indicado quando o paciente apresentar sintomas respiratórios, preferencialmente do 3º ao 5º dia, a partir do início dos sintomas. O resultado é entregue em dois dias úteis.

Estão disponíveis também os chamados testes rápidos, aprovados pela Anvisa,  utilizados para detecção do antígeno viral ou para detecção da imunidade.

No exame de detecção do antígeno viral ocorre a análise da presença de antígenos virais na amostra examinada (swab de nasofaringe). Apresenta menor sensibilidade do que o PCR. A coleta deve ser realizada a partir do 5º dia do início dos sintomas respiratórios. O resultado é liberado no mesmo dia.

Para detecção da presença de anticorpos produzidos pelo organismo, após a infecção pelo vírus, é realizada a detecção de anticorpos IgG/IgM, em amostra de sangue. Para verificar se já teve contato com o Coronavírus é adequado coletar a partir do 14ª dia do início dos sintomas, e o resultado do exame é liberado no mesmo dia.

A indicação do melhor teste a ser utilizado deve ser feita por profissional capacitado, levando em conta a presença ou não de sinais gripais e de outras doenças pré-existentes.

Os testes estão sendo realizados no HU, mediante requisição médica e disponibilidade de kit. Mais informações pelo whatsapp (53) 99993-0455.

Lembre-se que o uso da máscara auxilia na prevenção da COVID-19, desde que associada a outras medidas de prevenção, como distanciamento social, cumprimento da etiqueta respiratória e adequada higienização das mãos.